quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Boas Festas!


A todos os Colegas,


Votos de Boas Festas!

Saúde, Sorte e Bons Empregos para todos!



sábado, 29 de novembro de 2008

Suiça





bem.. para fazer um pouco de água na boca aqui ficam umas imagens da suíça.

hehe

karlitos

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Vale a Pena Pensar nisto!!

A casa dos outros...

A D. Maria tem 47 anos... e um cancro do ovário. O marido, já reformado, quis satisfazer-lhe o desejo de não morrer no hospital. Têm uma filha, a acabar o curso na universidade: boa aluna, em altura de exames... precisa de estudar e a sua mãe está a terminar os seus dias de vida no quarto ao lado. A D. Maria está em cuidados paliativos... e sabe disso! Já não quer comer, bebe apenas alguns goles de água. Tem um soro para que lhe possamos dar a medicação. Tem uma perfusão permanente de morfina, cuja eficácia não é total. A barriga... como descrever? Tem uma colostomia, que mal funciona... está inchada, como um balão que vai rebentar... e de facto, começa a rebentar: abrem-se fístulas espontaneamente e as fezes saem por todo o lado. O cheiro? Não consigo descrever! O corpo? Pele e osso, para ser mais exacta! Há metástases no fígado, no pulmão... a respiração é ofegante... já lá vão 5 semanas... Diariamente desloco-me a casa da D. Maria, duas ou três vezes: para dar medicação, para cuidar daquela barriga... para falar com ela, para dar o apoio possível ao marido que tenta fazer o que sabe e o que pode. O sofrimento? É grande... de todos! Mas eu sou enfermeira: não é suposto que me seja difícil ver o sofrimento dos outros! Tudo se torna mais difícil quando estou a sós com a D. Maria, que me agarra na mão e me pede insistentemente... que termine com a vida dela! Os apelos são cada vez mais frequentes, mais desesperados: 'Por favor! Se tem compaixão de mim, injecte-me qualquer coisa para terminar de vez com esta agonia! Pela sua felicidade, por favor, acabe com a minha vida...' E eu tenho compaixão... mas nada posso fazer! A dor não se consegue controlar, é impossível cuidar dela sem lhe provocar ainda mais dores? O que faz uma enfermeira? Vai-se emboraa, para casa, a sentir-se inútil... A sentir-se incapaz... A ouvir repetidamente aquele apelo... e a desejar, embora lhe custe muito, que a eutanásia fosse possível! Mas, se fosse possível... e a praticasse, como iria para casa?

Mas para quê falar disto?...

Os enfermeiros não têm sentimentos!

Saio dali, continuo o meu trabalho domiciliário: agora entro numa barraca, onde chove dentro, onde há ratos, pulgas, lixo... onde o cheiro nos faz perder o apetite... O Sr. José tem 87 anos e vive sozinho. Tem uma úlcera varicosa. Tenho que fazer o penso. Não há água... nem sequer as mãos posso lavar. Passo-as por álcool à saída e lavo-as na casa do próximo utente. Chove desalmadamente. Volto para o carro, pelo meio da lama. Carrego as malas do material para os cuidados.

Mas para quê falar disto?...

A minha profissão não é penosa!... Próxima paragem: D. Joaquina, 92 anos, vive numas águas furtadas, 5º andar, sem elevador. Subo as escadas de madeira, apodrecidas, obscuras, com medo que alguma tábua se parta.

Carrego com as malas do material...
A D. Joaquina vive com uma irmã, naquele espaço exíguo. Teve uma trombose.Tem úlceras de pressão. O tecto é baixo, inclinado, a cama está encostada à parede. Para lhe prestar cuidados tenho que me pôr de joelhos no chão e ficar inclinada. Quando me tento endireitar as minhas costas doem... tenho as pernas dormentes... pego nas malas, desço as escadas... continua a chover... procuro o carro que tive que estacionar a 500 metros!

Mas, para quê falar disso? Os enfermeiros não se queixam...

Próximo desafio: a Helena! Toxicodependente... tem SIDA, continua a consumir... com sorte, ainda lá encontro o traficante em casa... mas as enfermeiras não têm medo!

Continuo: o Sr. Manuel é diabético, divorciado, tem 50 anos, foi amputado de uma perna, vive sozinho num 3º andar. Há 2 anos que não sai de casa: como fazer? Das poucas pessoas, com quem convive, são as enfermeiras! Precisa de conversar... como lhe dizer que ainda tenho mais 4, ou 8 pessoas e que não tenho tempo para estar ali a ouvi-lo?

Mas para quê falar disso? Os enfermeiros só dão injecções e fazem pensos... tudo o resto é supérfluo!

Para quê falar da solidão do outro, da minha impotência, do pedido de eutanásia, da chuva, do frio, do sol, do calor, do mau cheiro, das minhas dores nas pernas, do material do penso a conspurcar o meu carro (a seguir vou buscar a minha filha à escola!), das dores nas costas, do medo, da insegurança, do ventre desfeito, da tristeza, da compaixão... ... Não, a penosidade e o risco devem ser uma ilusão minha...

Não, as enfermeiras não choram! Mas sabem?... as lágrimas que mais doem são aquelas que não correm!

Até breve…

Fonte: Desconhecida

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ainda a proposito do Aqui e Agora!

Como o nosso colega Karlitos disse, "para os colegas que não puderam ver aqui fica:

http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={A162081A-A642-428D-B0C6-D0C7B834B011}

Acrecento que para os colegas que já são enfermeiros e para os colegas que ainda não são existem um site da DGS que serve para reportar-mos os casos de violências que somos alvo... é totalmente anónimo.... Aqui fica o link:

http://www.dgs.pt/ Dentro do Sited a DGS está no lado direito da página de entrada o link "Violência contra os profissionais de saúde" selecionem e denunciem, para futuros estudos e medidas por parte dos hospitais e DGS.

sábado, 25 de outubro de 2008

SUIÇA

Pois bem, o prometido é devido!

Como sabemos o emprego em Portugal não está facil, a maioria não consegue, e os que conseguem é a custa do chamado "Factor C".

Por isso temos que abrir horizontes e pensar em ir para fora.

Muitos de nós escolherão outras paragens até para terem uma nova experiência de vida, o que é o meu caso!

Pois bem, para começar são essenciais 2 coisas:

Vontade e Paciência!

Como sabem a Suiça é um País Europeu, que não Pertence à União Europeia. No Entanto ao abrigo de Acordos bilaterais que datam de 2006, é possivel aos cidadãos europeus entrarem no país sem necessitar de vistos (em caso de visitas) e no caso de Emprego o visto é concedido facilmente (com contrato de trabalho)!

A suiça tem 4 Linguas Oficiais, Alemão, Francês, Italiano e Romanche.

As Linguas estão +/- divididas em regiões, sendo que me vou debruçar pela parte Francesa, ficando aqui um mapa da divisão:





O Francês é utilizado nos seguintes cantões: Genebra, Jura, Neuchatel (Onde esteve a selecçao no Euro 2004) e Vaud.

É ainda falado, parcialmente em algumas zonas dos seguintes cantões: Berna, Friburgo e Valais.

Pois bem, a nivel da nossa profissão, ha imensa falta de enfermeiros, fica aqui o exemplo de um anuncio:

A nível de salário, um Enfermeiro Recém-cursado tira a Volta de 2500€ já com descontos obrigatórios e seguros de saúde incluídos.

_____

Pois bem, agora que ficaram com um bocadinho de água na boca (ou não :p) vou falar do que é necessário para ir para lá:

Para todos os cantões, à excepção do cantão de Genebra, as únicas coisas que vos vão pedir são:

  • Certificado de fim de curso
  • BI
  • Certificado de registro criminal (que é pedido com fim de ir trabalhar num pais estrangeiro)
  • Curriculum Vitae (dão preferência ao modelo Europass, que podem criar aqui: http://europass.cedefop.europa.eu/europass/home/vernav/europasss+documents/europass+cv/navigate.action?locale_id=18 )
Com estes documentos a maioria dos Empregadores reconhecem a nossa profissão. A nível de Genebra, é necessário solicitar Equivalencia de Curso através da Cruz Vermelha Suiça, que demora entre 3 a 6 meses, podem consultar mais sobre isso aqui: http://www.redcross.ch/activities/health/hocc/d02a01a-fr.php )

Uma Coisa que podem fazer, depois de estar lá é solicitar a Equivalência da Cruz Vermelha (se estiverem noutro cantão), pois nesse caso, como somos Licenciados, vamos passar a ser reconhecidos como tal, e receber cerca de 300 a 400€ mais por mês).

Os custos do pedido de equivalência são um pouco elevados, ascendendo a cerca de 700€ (entre papeis aos consulados, ordens, ministério da educação, etc etc), mas para quem estiver lá, compensa certamente.

Outra das coisas que vos vão pedir é fluência no francês. Algumas pessoas da nossa turma tiveram francês durante o curso, outros no secundário, mas a maioria devem ter tido apenas até ao 9º Ano (que é o meu caso, do 7º ao 9º)... já la vão no meu caso 8anos no meu caso sem falar nem ler nada.

O mais fácil será fazer um curso intensivo, dependendo do nivel de cada um, diria que umas 15 a 30horas chegam, até porque o essencial é desenrascarem-se na entrevista, pois no dia-a-dia, dito por colegas que estão lá, os Suiços sao bastante prestaveis e compreensivos, ajudando bastante.

No meu caso, foi dificil encontram uma escola, pelo que optei por recorrer a umas explicações particulares, e descobri um site na net onde dá para assistir a uma espécie de telenovela, com tradução para portugues, e têm depois bastantes exames e explicações.

vejam por vocês: http://www.francoclic.mec.gov.br/reflets/index.php

p.s: so funciona bem no internet explorer, noutros browsers pode dar problemas.

Posto isto, podem procurar e enviar o vosso curriculo, juntamente com uma "carta de motivaçao" para as instituições. Podem procurar por "hopital" no google suiço, ou entao através deste site onde aparecem dezenas (centenas) de propostas, directamente de hospitais ou de agências.

http://www.jobup.ch/

Podem registar-se, criar o vosso perfil, adicionar o vosso curriculum e assim enviar as propostas directamente aos anunciantes.
_____

Depois de terem uma proposta de emprego, de se desenrascaram no Frânces, está na altura de pensar nos custos de vida.

Para começar, uma viagem de Lisboa para Genebra, reservada com a devida antecedencia podia ficar em 30€ (60 ida e volta)... se for marcada mais em cima da hora, fica à volta de 75 a 125€ (150 a 250€ contando com a TAP).

Podem pesquisar viagens com low cost através da easyjet por exemplo que fazem voos directos.

Os voos demoram aproximadamente 2h30, pelo que é relativamente rápido.

______

A nivel de habitações, depende muito para onde vão. Se forem por exemplo para Lausanne, um T1 é capaz de andar nos 500€ por mes... mas se pensarem, em lisboa um T1 anda tambem pelos 400€, pelo que comparando ao que se ganha e o que se gasta é melhor estar la fora.

Depois há as habitações dos Hospitais, na grande maioria, os custos nestes sítios (Quarto com WC, com água/luz/gás) anda à volta dos 200€ (é +/- o que se paga nas residências do Hospital de Faro).

Como podem ver, a nivel de habitação, os custos são praticamente iguais.

___

Falemos de custo de alimentação...

Neste capitulo, é como em portugal, consegue-se comer bom e barato... e caro e mal..

Uma refeição num restaurante anda à volta dos 20€,podendo chegar facilmente aos 50€... realmente não é barato, mas não se esqueçam do que ganham.

Um café (bica) por exemplo é capaz de custar 2€.

Mas depois, por exemplo, 1Lt de leite custa 0,50€ (menos que cá), e na generalidade, os bens de primeira necessidade, pão, agua, farinha, arroz, massas, etc são mais baratos que cá em Portugal.

Para poupar, algunas hospitais têm refeitorios onde se come por cerca de 3 a 4€ o que é bastante barato.



Prontos, posto isto pouco mais me lembro agora para acrescentar, se tiverem alguma coisa a perguntar comentem que eu respondo, e se me for lembrando vou acrescentando.

Boa Sorte, e se precisarem de ajuda contactem-me.

Karlitos

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Como fazer para ir para.... a suiça!

Bem colegas.

Não seis se poderá interessar a alguem, mas vou dar aqui inicio aos procedimentos necessários para quem quiser ir trabalhar para a suiça!

Vou indicar procedimentos, condiçoes salariais e de vida e tudo isso!

fiquem atentos!

karlitos

domingo, 28 de setembro de 2008

Greve anunciada... Dia 30 Setembro e dia 01 de Outubro

A "Uma Só Voz" Sindicatos De Enfermagem Convocam Greve para os
Dias 30 de Setembro (M/T) e 1 de Outubro (N/M/T)

HÁ RAZÕES PARA FAZER ESTA GREVE
Manifestação em Lisboa dia 01 de Outubro!
Para mais informações consulta os sites:
Sindicato dos Enfermeiros Portuguesas: http://www.sep.org.pt/
Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem: http://www.enfermeiros-sipe.com/
Aproveita e assina a petição on-line pelo inicio ou re-inicio da negociação da carreira de enfermagem, através do link: http://www.sep.org.pt/peticoes/2008/07/index.php
AG

sábado, 27 de setembro de 2008

Dias 06... Caloiros 2008/2012


Dia 06 entram os caloiros na ESSJPA - Algarve... Vão ser só recordações nessa semana:)

Que acham de se tentrar combinar um jantar de turma num desses dias??

Vou colocar à votação as datas de um jantar, com a excepção de quinta feira, dia académico, o dia em que eles farão o seu jantar.

VOTEM para nos tentarmos juntar de novo:)

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Jornal de Noticias

Faltam 2113 enfermeiros no país
00h30m
IC

Portugal precisaria de mais 2113 enfermeiros para cumprir com qualidade as horas de cuidados de identificadas como necessárias.
Os números são do próprio Ministério da Saúde (MS), que dispõe deles desde 2006, mas nunca os tornou públicos. E são agora dados a conhecer pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que inicia hoje com o MS o processo negocial da carreira de enfermagem.
Uma das reivindicações do SEP é justamente pôr fim às "criatividades" a que recorrem os hospitais para suprir a falta de profissionais. E entronca noutra: a ideia de não pagar as horas extraordinárias como tal. Isto quando há enfermeiros no desemprego.
Segundo os mesmos dados, os hospitais precisam de 10.560.922 horas de cuidados de enfermagem, mas só têm enfermeiros para 6.939.542. O que leva ao "aumento dos ritmos de trabalho" dos profissionais existentes. Com trabalho extra programado e trabalho em folgas e feriados "que não se perspectiva quando possam vir a ser pagos", diz o SEP.
in Jornal de Noticias

sábado, 2 de agosto de 2008

Colegas a Defender Monografias.... DATAS!

APRESENTAÇÃO DE MEMÓRIA FINAL

O colega João Paulo Almeida Paias, do Curso Licenciatura em Enfermagem, do ano lectivo 2007-2008 que, de acordo com o Regulamento de Memórias Finais, o trabalho de monografia “A construção da relação enfermeiro/doente no processo de cuidar” tem proposta de avaliação superior a 16 valores, estando sujeito a apresentação perante um júri, no dia 04 de Agosto de 2008, pelas 17h00.
A constituição do Júri será a seguinte:
Presidente: Prof. Doutora Natércia Joaquim
Vogal: Mestre Olívia Gouveia
Arguente: Mestre Amélia Gracias

A colega Rita Isabel Lourenço Fernandes, do Curso Licenciatura em Enfermagem, do ano lectivo 2007-2008 que, de acordo com o Regulamento de Memórias Finais, o trabalho de monografia “Evidências sobre a importância da preparação para o parto/maternidade no controlo/percepção da dor durante o trabalho de parto” tem proposta de avaliação superior a 16 valores, estando sujeito a apresentação perante um júri, no dia 04 de Agosto de 2008, pelas 18h00.
A constituição do Júri será a seguinte:
Presidente: Prof. Doutora Natércia Joaquim
Vogal: Mestre Eunice Sousa
Arguente: Mestre Amélia Gracias

Parabéns por terem chegado até aqui...
Boa sorte para ambos dia 04 às 17 e 18 horas respectivamente!

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Conclusões sobre a audiência com a Senhora Ministra da Saúde - DISCUSSÃO CONTINUA NA PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO

Realizou-se esta tarde (30 de Julho) a audiência da Ordem dos Enfermeiros com a Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde. Do encontro, há a salientar o seguinte:

- O tema central da reunião foi a alteração dos Estatutos da Ordem dos Enfermeiros, a qual prevê a criação de um internato após a conclusão da licenciatura em Enfermagem e a aplicação de um sistema de certificação de competências dos enfermeiros, implementado no âmbito de um percurso de desenvolvimento profissional estruturado e conducente à especialização. Recorde-se que a alteração estatutária foi aprovada pelos membros da Ordem dos Enfermeiros em Maio de 2007, estando-se a aguardar que o Ministério da Saúde se pronuncie sobre esta matéria para posteriormente dar seguimento ao processo junto da Assembleia da República.

- No decurso da audiência desta tarde, houve da parte da Senhora Ministra da Saúde disponibilidade para encontrar soluções relativamente à proposta de alteração estatutária, pelo que foi assumido o compromisso de retomar a discussão deste (e outros temas) em reuniões a agendar com a Senhora Ministra na primeira quinzena de Setembro. Também foi assumida a intenção de terminar o processo relativo à alteração estatutária até ao final de 2008.

- A Ordem dos Enfermeiros reafirma que a alteração estatutária proposta é uma questão central para a qualidade dos cuidados de Enfermagem, sem a qual ficam comprometidas respostas adequadas às necessidades de cuidados já hoje sentidas pelos cidadãos. As exigências colocadas actualmente aos enfermeiros são diferentes das que existiram no passado, o que implica que os enfermeiros assumam exigentes níveis de intervenção. Assim sendo, há que criar as condições necessárias para se atingir esses níveis e para que se possa melhor responder às novas exigências.

- Na audiência de hoje também foi decidido que as reuniões a agendar na primeira quinzena de Setembro destinar-se-ão a debater as temáticas que ainda não foram suficientemente clarificadas com a Ordem dos Enfermeiros. Nas reuniões de Setembro serão calendarizadas as discussões em torno de assuntos como dotações seguras, a reforma dos Cuidados de Saúde Primários e a Rede de Cuidados Continuados.

- Relativamente à questão das dotações, a Ordem dos Enfermeiros foi informada que em breve o Ministério da Saúde enviará um documento relativo a este tema. No decurso da abordagem deste assunto, a Senhora Ministra da Saúde reconheceu que efectivamente há carência de enfermeiros.

Na audiência de hoje também esteve presente o Dr. Francisco Ramos, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

in: www.ordemenfermeiros.pt

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Campismo de turma!

Boas pessoal

Tal como foi comunicado, decidiu-se fazer um acampamento na ilha de tavira ( http://www.campingtavira.com/ ). A ideia surgiu pelo facto de nao termos feito viagem de finalistas e assim sempre podemos queimar uns dias juntos no Sol do algarve, num sitio porreiro que é a ilha de tavira.

É dificil fazer uma estimativa de preço sem saber quem está interessado em ir, mas por exemplo, se forem sozinhos e levarem tenda propria é capaz de ficar em 50€... se dividirem com outra pessoa ja fica 25€ cada... etc...
claro que depois ha preço de grupo, etc.

Confirmem o mais cedo possivel... vao a este link ( http://poll.pollcode.com/4mM ) e votem numa data. Ponham o vosso nome, algum comentário e a data em que votaram.
Se acharem que devem ser noutras datas/locais ou mais/menos dias usem os comentarios para isso...
Decidam-se rápido porque o tempo escasseia... Ver se fazemos alguma coisa em conjunto...
Qualquer coisa podem falar comigo ou com o Alexandre.

Carlos Vaz - 916205995 ou 968322737
Alexandre - 969265538





Mais informações brevemente.... aqui e no Mail de Turma!

O Nosso Blog...

Esté blog é criado com o intuito de todos os colegas que fizeram parte deste CLE - 2004-2008 possam continuar a manter contacto.

Aqui poderão falar de vários assuntos:
- Empregos já conseguidos;
- Vagas de empregos que conheçam para partilhar com os colegas;
- Expressar opiniões sobre diversas temáticas e do agrado de cada um;
- Falar da vida e das vidas;
- Sugerir actividades conjuntas;
- Informar os colegas sobre congressos, jornadas e cursos que cada um tenha conhecimento;
- ...

Mas acima de tudo, este será mais um meio, que nao substitui o nosso e-mail, para que todos possamos saber noticias uns dos outros e para que todos, também, possamos debater algumas temáticas. A password deste blog, onde todos poderão escrever será enviada para o mail de turma!

Ainda na versão beta, mas já no "ar"!

Atentamente,
AG