quinta-feira, 31 de julho de 2008

Conclusões sobre a audiência com a Senhora Ministra da Saúde - DISCUSSÃO CONTINUA NA PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO

Realizou-se esta tarde (30 de Julho) a audiência da Ordem dos Enfermeiros com a Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde. Do encontro, há a salientar o seguinte:

- O tema central da reunião foi a alteração dos Estatutos da Ordem dos Enfermeiros, a qual prevê a criação de um internato após a conclusão da licenciatura em Enfermagem e a aplicação de um sistema de certificação de competências dos enfermeiros, implementado no âmbito de um percurso de desenvolvimento profissional estruturado e conducente à especialização. Recorde-se que a alteração estatutária foi aprovada pelos membros da Ordem dos Enfermeiros em Maio de 2007, estando-se a aguardar que o Ministério da Saúde se pronuncie sobre esta matéria para posteriormente dar seguimento ao processo junto da Assembleia da República.

- No decurso da audiência desta tarde, houve da parte da Senhora Ministra da Saúde disponibilidade para encontrar soluções relativamente à proposta de alteração estatutária, pelo que foi assumido o compromisso de retomar a discussão deste (e outros temas) em reuniões a agendar com a Senhora Ministra na primeira quinzena de Setembro. Também foi assumida a intenção de terminar o processo relativo à alteração estatutária até ao final de 2008.

- A Ordem dos Enfermeiros reafirma que a alteração estatutária proposta é uma questão central para a qualidade dos cuidados de Enfermagem, sem a qual ficam comprometidas respostas adequadas às necessidades de cuidados já hoje sentidas pelos cidadãos. As exigências colocadas actualmente aos enfermeiros são diferentes das que existiram no passado, o que implica que os enfermeiros assumam exigentes níveis de intervenção. Assim sendo, há que criar as condições necessárias para se atingir esses níveis e para que se possa melhor responder às novas exigências.

- Na audiência de hoje também foi decidido que as reuniões a agendar na primeira quinzena de Setembro destinar-se-ão a debater as temáticas que ainda não foram suficientemente clarificadas com a Ordem dos Enfermeiros. Nas reuniões de Setembro serão calendarizadas as discussões em torno de assuntos como dotações seguras, a reforma dos Cuidados de Saúde Primários e a Rede de Cuidados Continuados.

- Relativamente à questão das dotações, a Ordem dos Enfermeiros foi informada que em breve o Ministério da Saúde enviará um documento relativo a este tema. No decurso da abordagem deste assunto, a Senhora Ministra da Saúde reconheceu que efectivamente há carência de enfermeiros.

Na audiência de hoje também esteve presente o Dr. Francisco Ramos, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

in: www.ordemenfermeiros.pt

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Campismo de turma!

Boas pessoal

Tal como foi comunicado, decidiu-se fazer um acampamento na ilha de tavira ( http://www.campingtavira.com/ ). A ideia surgiu pelo facto de nao termos feito viagem de finalistas e assim sempre podemos queimar uns dias juntos no Sol do algarve, num sitio porreiro que é a ilha de tavira.

É dificil fazer uma estimativa de preço sem saber quem está interessado em ir, mas por exemplo, se forem sozinhos e levarem tenda propria é capaz de ficar em 50€... se dividirem com outra pessoa ja fica 25€ cada... etc...
claro que depois ha preço de grupo, etc.

Confirmem o mais cedo possivel... vao a este link ( http://poll.pollcode.com/4mM ) e votem numa data. Ponham o vosso nome, algum comentário e a data em que votaram.
Se acharem que devem ser noutras datas/locais ou mais/menos dias usem os comentarios para isso...
Decidam-se rápido porque o tempo escasseia... Ver se fazemos alguma coisa em conjunto...
Qualquer coisa podem falar comigo ou com o Alexandre.

Carlos Vaz - 916205995 ou 968322737
Alexandre - 969265538





Mais informações brevemente.... aqui e no Mail de Turma!

O Nosso Blog...

Esté blog é criado com o intuito de todos os colegas que fizeram parte deste CLE - 2004-2008 possam continuar a manter contacto.

Aqui poderão falar de vários assuntos:
- Empregos já conseguidos;
- Vagas de empregos que conheçam para partilhar com os colegas;
- Expressar opiniões sobre diversas temáticas e do agrado de cada um;
- Falar da vida e das vidas;
- Sugerir actividades conjuntas;
- Informar os colegas sobre congressos, jornadas e cursos que cada um tenha conhecimento;
- ...

Mas acima de tudo, este será mais um meio, que nao substitui o nosso e-mail, para que todos possamos saber noticias uns dos outros e para que todos, também, possamos debater algumas temáticas. A password deste blog, onde todos poderão escrever será enviada para o mail de turma!

Ainda na versão beta, mas já no "ar"!

Atentamente,
AG